Projeto – Proinfo
Colégio Municipal José Pereira de Carvalho
Lagoa da Barra
Tema: A importância da tecnologia para uma escola localizada na Zona Rural.
Campo Formoso - 2010
Cursistas: Idnei Andrade de Souza Nunes da Silva
Marcelo Henrique Carvalho da Silva
Maristela Paixão de Sousa
“ Informação é conhecimento, conhecimento é poder e quem tem poder está no conhecimento ...”
Goxany Sonamiza M. Chouane
Esse projeto destina-se a cumprir uma parte do
curso do Proinfo Integrado, que tem como orientadora
a professora Lindiane Galvão.
Apresentação
Viremos em um cenário repleto de tecnologias. A informatização do comércio permite maior agilidade nas transações comerciais.
Diante dessa realidade, a escola deve exercer um papel predominante na formação de cidadãos aptos a utilizar tais tecnologias. Nas escolas da zona rural, os recursos tecnológicos, calculadoras, computadores, entre outros, podem quando bem empregados, desempenhar uma função importante no processo ensino-aprendizagem. Assim a nova Lei de Diretrizes e Bases ( LDB ) da educação nacional propõe uma prática educacional adequada à realidade do mundo, voltada ao mercado de trabalho e o aperfeiçoamento do conhecimento passados aos nossos educandos. Podemos entender, então, que a utilização efetiva das tecnologias, da informação e comunicação nas escolas da zona rural é uma condição essencial para inserção mais completa do cidadão nesta sociedade de base tecnológica.
Sabemos que o mercado precisa de pessoas que pesquisemos, questionemos, saibam realizar suas atividades de forma autônoma, que tenham iniciativa, que sejam capazes de resolver problemas com mais segurança.
O uso dessas máquinas no mundo atual, está fortemente inserida em todas essas exigências de mercado. Além disso nunca houve tanta informação e conhecimento disponíveis num espaço de tempo tão curto, como estamos recebendo, mesmo distantes da sede do nosso município.
Podemos confirmar que tais recursos devem constituir-se em ferramentas para apoio e desenvolvimento da aprendizagem acadêmica dos nossos educandos.
Objetivo Geral
Elevar o índice de acesso ao conhecimento dos meios tecnológicos para o desenvolvimento de produção cultural da humanidade e a participação plena no mundo globalizado em que estamos inseridos.
Objetivos Específicos
• Despertar a curiosidade, o gosto e o prazer pelo uso da tecnologia na escola.
• Promover meios para que o alunado seja capaz de perceber, apreciar e manusear todos os recursos oferecidos e aperfeiçoar seus conhecimentos dentro da área tecnológica.
• Desenvolver a competência no uso do computador em nossas escolas.
• Oferecer diferentes oportunidades que favoreçam o desenvolvimento fazendo-o descobrir vários caminhos que o levarão um aprendizado mais eficaz.
• Mobilizar suas emoções e sensações transpondo-se para o mundo moderno.
Justificativa
A prática pelo uso das tecnologias tornou-se indispensável nos dias atuais e rebelou-se como de fundamental importância para sociedade contemporânea, devido a rápida globalização e desenvolvimento tecnológico.
A proposta desse projeto é apresentar e introduzir TICs de forma agradável e prazerosa no cotidiano do alunado, ressaltando a necessidade vantajosa de estarem interagindo diretamente nesse processo, buscando, valorizando e norteando as vantagens e desvantagens existentes nesta realidade. Diante disso faz-se necessário, que os alunos e comunidade escolar insira-se diretamente nessa formação de cidadãos críticos tecnológicos, bem como trabalhar informatização afetiva por meio de práticas operacionais valorizando a importância do uso das máquinas como recursos didáticos a partir dos materiais disponíveis nos laboratórios de informáticas.
Nesta perspectiva esperamos através de um plano de ação procurar com auxilio de diversas atividades realizadas no decorrer desse processo de intervenção tecnológica atender a expectativa do alunado contribuindo para melhora de jornação de cidadão cada vez mais envolvido com a tecnologia democrática existente.
Problemática
A tecnologia tem um papel importantíssimo no desenvolvimento de várias habilidades, mas o fenômeno que predomina na realidade das escolas do interior do município faz com que nossos alunos saiam das unidades escolares com pouco ou nenhum conhecimento na área, porque nem todos têm acesso e disponibilidade no que se diz respeito ao conhecimento tecnológico. Sabemos que o contato direto com a tecnologia de invenção abre a porta do conhecimento de mundo e do aprendizado e deixa o aluno bem informado dos acontecimentos atuais.
Vimos também um grande interesse das classes governamentais em fornecer uma tecnologia excelente para as escolas, cabe agora que nos educadores nos preparemos na questão que desrespeito a uma qualificação no uso da informática para continuar no incentivo aos nossos jovens, criança e adolescentes, para que eles aumentem cada dia suas perspectivas para o futuro.
Fundamentação teórica
“Para viver democraticamente em uma sociedade é preciso respeitar as diferentes grupos e culturas que a constituem”.(p.32)
Partindo desse ponto de vista, nos remetemos a um grande desafio da escada hoje, formar cidadãos capazes de reconhecer e torna-se atuante na prática tecnológica que os rodeia.
Nessa perspectiva é relevante que se execute uma ação pedagógica que colabore no desenvolvimento dos educandos, buscando nas vivencias cotidianas uma maior aproximação e valorização do uso das TICs, evidenciando que se deve ter em seu uso. Como afirma Márcia Padilha, coordenadora da OEJ.
Metodologia
“Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino.” Paulo Freire
A valorização e o desenvolvimento tecnológico, devem ser aprendidos pelas pessoas desde cedo e treinados de várias formas. Partindo deste pressuposto, e que se pretende desenvolver tal projeto a partir da sensibilização buscando identificar conhecimento e opiniões prévias sobre o que os alunos sabem sobre tecnologia. Acreditamos que para bom resultado é preciso que todos estejam envolvidos e gostem do que estão fazendo para que o trabalho seja realizado de maneira prazerosa e dinâmica.
Vale salientar que, todo o corpo que forma a instituição escolas deve estar envolvido nesta proposta de trabalho, inseridos nesse projeto.
--- O corpo docente apresentará aos educadores e pessoal envolvido na edição da comunidade a definição e a importância da intervenção tecnológica, levando a questionarem sobre determinado tema.
---Professores e alunos passarão a desenvolver atividades de conhecimento prévio, com os materiais disponíveis na escola.
---Realização de palestra sobre o assunto
---Após intensificação do projeto com as turmas, professores e alunos organizarão suas próprias produções, blogs, email, logins, etc.
AVALIAÇÃO
O projeto em si, direciona a investigar o modo de apropriação dos recursos informatizados e sua contribuição para a melhoria do ensino-aprendizagem. Portanto as atividades serão aplicadas de forma contínua e processual, observando o desempenho dos alunos em todas as atividades desenvolvidas em grupo e individual. Mobilizar também o envolvimento e a participação dos alunos em todos os trabalhos realizados no período. Elevar os aspectos como: organização e criatividade, no uso das novas tecnologia, principalmente no desenvolvimento das habilidades no manuseio de todo material fornecido. Desenvolvendo uma base de conhecimento que possa definir os bons e maus direcionamentos oferecidos pelas TICs.
CRONOGRAMA
O projeto será desenvolvido no decorrer do primeiro e segundo semestres. De acordo com as necessidades que poderão surgir.
Bibliografia
MORAES, Maria Cândida. As Novas Tecnologias da Informação e a Capacitação de Professores. Washington/DC, 1997
GREENFIELD, Patrícia. O Desenvolvimento do raciocínio na era eletrônica. São Paulo, Summus Editorial,1988.
REVISTA NOVA ESCOLA
Nenhum comentário:
Postar um comentário